Uma marca Alvorecer
   

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

novembro 29, 2018 0
252159-quais-sao-os-sintomas-do-cancer-de-prostata-1200x800.jpg

Os sintomas do câncer de próstata podem ser, muitas vezes, confundidos com sinais de outros problemas de saúde do sistema urinário. Por isso, é essencial entender melhor a doença para reconhecer os seus indícios e buscar ajuda médica o mais rápido possível.

Localizada na parte baixa do abdome, próxima à bexiga e ao reto, a próstata é um órgão exclusivamente masculino, responsável pela produção de um fluído no sêmen que protege e nutre os espermatozoides. Quer saber mais sobre quais são os sintomas do câncer de próstata? Continue a leitura deste post!

Como é a doença?

O câncer de próstata é o segundo tipo que mais acomete brasileiros, ficando atrás apenas do tumor de pele não-melanoma, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Se considerarmos ambos os sexos, ele fica em quarto lugar entre os mais comuns.

Predominante entre pessoas da terceira idade, a sua maior incidência é em homens acima de 35 anos. Mesmo assim, ele pode surgir precocemente e, por isso, é recomendado que, a partir dos 50 anos, a ida ao urologista seja anual, para realização de exames como o toque retal e de dosagem de uma proteína do sangue (PSA), que auxiliam a identificar o câncer de próstata que não apresenta sintomas. Pacientes do grupo de risco, que têm parentes que já foram acometidos pela doença, devem começar o acompanhamento médico a partir dos 40 anos.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Confira, agora, quais são os principais sintomas do câncer de próstata e como eles afetam a vida do homem.

Dores frequentes ao urinar

Por se tratar de um sintoma típico de infecções como pedras nos rins e incontinência urinária, muitas vezes os homens ignoram as dores frequentes ao urinar, que ocorrem principalmente à noite. Fique atento! Elas podem ser um sinal de um tumor em formação.

Dificuldades para urinar

Um sinal comum da infecção urinária, a dor para urinar, mesmo de pé, pode indicar, também, a presença do câncer na próstata.

Alterações na urina

Se a quantidade da urina diminuiu ou a sua coloração e cheiro mudaram, ficando mais escura e com odor mais forte, observe! Esse também pode ser um sintoma do câncer de próstata.

Desconforto e suor agudo na região pélvica

Mesmo em quem apresenta alta temperatura corporal, o suor na região pélvica não é comum e, por isso, pode ser um forte indício do tumor na glândula, que requer muita atenção.

Dor nos ossos

Vários tipos de câncer apresentam a dor nos ossos como sintoma, inclusive o de próstata. Além do incômodo em si, elas podem levar ao enfraquecimento dos ossos e, consequentemente, a fraturas, aumentando os riscos para quem já está com a saúde fragilizada.

Muitos sintomas do câncer de próstata podem demorar a aparecer e, em alguns casos, serem confundidos com sinais de outros problemas de saúde, como incontinência urinária e pedras nos rins. Por isso, a melhor forma de obter um diagnóstico precoce e aumentar as chances de curar é ir ao médico regularmente. A partir dos 50 anos, o urologista deve ser consultado anualmente. Para quem tem casos da doença na família, a idade ideal cai para 40 anos.

Vale lembrar, ainda, que apesar do preconceito existente com relação ao toque retal, ele é um exame de extrema importância, pois permite que o médico identifique alterações na próstata que possam indicar a presença do tumor.

Agora que você já sabe quais são os sintomas do câncer de próstata e a importância de buscar auxílio médico o mais rápido possível para aumentar as chances de cura da doença, que tal compartilhar este post em suas redes sociais? Assim, os seus amigos também podem se informar e até descobrir, de forma precoce, o diagnóstico da doença, aumentando as chances de cura!     


COMENTE

Your email address will not be published. Required fields are marked *


A BlueMed

A Blue Med Saúde nasceu com um propósito: oferecer o melhor serviço de saúde às famílias brasileiras.

Av. D, Avenida Dona Ana Costa, 274 – Gonzaga, Santos – SP, 11060-002

Fale Conosco

Sac 24 Horas
(11) 3016-9404

(13) 4003-8788 (litoral)

Central de atendimento

Em São Paulo (11) 3016-9404

Na baixada santista (13) 4003-8788