Uma marca Alvorecer
   

Tratamento para bico de papagaio: saiba como evitar dores

novembro 27, 2018 0
257869-tratamento-para-bico-de-papagaio-saiba-como-evitar-dores-1200x800.jpg

Você sabia que existem várias formas de tratamento para bico de papagaio? O problema é bastante comum e causa fortes dores nas costas, dificultando a realização de atividades simples do dia a dia. Exercícios físicos, fisioterapia, uso de medicamentos e até cirurgias, para os casos mais graves, são algumas das opções recomendadas.

Mas, antes de detalhar as formas de tratar o problema, vamos falar sobre suas causas e sintomas. Continue lendo!

O que são os bicos de papagaio

Conhecidos popularmente como bicos de papagaio, os osteófitos são pequenas alterações na estrutura óssea, que causam uma doença chamada osteofitose. Levam esse nome por terem forma de um gancho que lembra o bico da ave, e surgem entre duas vértebras da coluna cervical, torácica ou lombar, provocando as famosas dores nas costas.

O disco intervertebral é responsável por estabilizar e absorver impactos na coluna. Quando ele se desgasta e perde a capacidade de exercer sua função, o organismo produz mais ossos entre as vértebras, levando à formação dos osteófitos. Além de questões genéticas, alguns fatores podem provocar tal desgaste, como os seguintes.

  • obesidade, que gera uma sobrecarga nas articulações;

  • problemas articulares como fraturas, lesões, inflamações e rupturas de ligamentos;

  • desidratação do disco intervertebral;

  • doenças reumáticas;

  • má postura, que é uma das principais causas do surgimento dos bicos de papagaio.

Os principais sintomas da doença incluem dores intensas nas costas e no pescoço, sensação de formigamento nos braços e nas pernas, redução da força muscular, movimentos limitados e alteração da sensibilidade.

Quais os tratamentos para bico de papagaio

Mais comum em pessoas com mais de 50 anos, a osteofitose não tem cura, mas pode ser controlada por meio de diversos tipos de tratamento para bico de papagaio, evitando as dores.

Medicamentos

Em momentos de crise, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser recomendados pelos médicos para o alívio pontual de dores.    

Fisioterapia

Para casos mais leves, a fisioterapia e algumas atividades físicas específicas, como o pilates, são utilizadas para fortalecer a musculatura da coluna, reduzindo as dores consideravelmente.

Cirurgia

Em situações mais graves, com alterações significativas no alinhamento da coluna ou lesões nos nervos, talvez seja necessário recorrer à cirurgia para corrigir o problema.

Como se prevenir

Para evitar o surgimento dos bicos de papagaios, é importante adotar alguns hábitos que contribuem, ainda, para a saúde de forma geral.

Pratique atividades físicas

Manter o corpo em movimento é essencial para fortalecer os músculos. Caminhar, fazer alongamentos e praticar atividades de baixo impacto, como as realizadas na água, são ótimas opções para prevenir a doença.

Evite o sobrepeso

Responsável por uma série de doenças, a obesidade pode provocar o desgaste das articulações e, consequentemente, os bicos de papagaio. Por isso, é essencial manter a alimentação balanceada e o peso adequado.

Mantenha a postura correta

É importante ter atenção aos movimentos da coluna e sentar de maneira correta para evitar pequenas lesões e o surgimento dos osteófitos.

Embora a osteofitose não tenha cura, ninguém precisa viver com dor. Buscar o tratamento para bico de papagaio é essencial para ter bem-estar e uma vida de qualidade. Para encontrar a opção ideal, é preciso recorrer à orientação médica, uma vez que cada nível de desenvolvimento da doença requer um método diferenciado para tratar o problema.

Além disso, é muito importante prevenir a osteofitose por meio de medidas simples como se exercitar, manter o peso adequado e corrigir a postura, evitando ficar sentado por muito tempo.  

Agora que você já sabe tudo sobre tratamento para bico de papagaio, aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de todas as novidades da área da saúde.


COMENTE

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


A BlueMed

A Blue Med Saúde nasceu com um propósito: oferecer o melhor serviço de saúde às famílias brasileiras.

Av. Ana Costa, 274 – Gonzaga – SP,
11060-002

Últimas Notícias

Fale Conosco

Sac 24 Horas
(11) 3016-9404

(13) 4003-8788 (litoral)

Central de atendimento

Em São Paulo (11) 3016-9404

Baixada Santista (13) 4003-8788