Uma marca Alvorecer
   

Exames de próstata: entenda a importância do toque retal

novembro 19, 2018 0
250132-exames-de-prostata-entenda-a-importancia-do-toque-retal-1200x800.jpg

A prevenção é uma das maiores aliadas do ser humano quando o assunto é qualidade de vida. Dessa forma, realizar exames de próstata não poderia ficar de fora quando alguém almeja isso. O exame de toque retal serve para detectar a hiperplasia benigna da próstata e o câncer de próstata.

Por mais que seja um procedimento incômodo para muitos – o médico insere o dedo indicador lubrificado e protegido com luvas látex no ânus do paciente – os seus benefícios superam isso. É um exame indolor e rápido, durando cerca de 15 segundos, enquanto os seus resultados podem refletir em toda a vida.

Afinal, o câncer de próstata mata um homem a cada 36 minutos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde e isso torna a doença a segunda maior causa de morte entre o sexo masculino. Então, ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre o exame de próstata? Continue a leitura que traremos mais informações!

Masculinidade do homem

Apesar dos benefícios, muitos homens nunca fizeram esse tipo de exame. Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 47% dos entrevistados afirmaram nunca ter realizado o exame de próstata. Por isso, é muito importante mudar esses números por meio de informações, e uma delas é de que o procedimento não prejudica a masculinidade do homem.

Na verdade, a capacidade de ejaculação pode ser permitida pela operação da próstata nos casos de hiperplasia benigna. Porém, o primeiro tratamento é realizado com remédio e, normalmente, ocorre bastante melhorias, sendo um procedimento recomendado.

No tumor benigno não se tira toda a próstata, apenas o tumor. Dessa forma, a ejaculação, orgasmo e ereção continuam normalmente. Porém, é mais fácil o esperma voltar pela bexiga do que sair pela uretra, então, a capacidade de procriação acaba.

Por isso, é pior para um homem deixar de fazer o exame de próstata do que fazer. Um câncer descoberto no início, por meio de exames, tem 95% de chances de ser curado. No entanto, se você optar por não realizar o procedimento e o possível câncer avançar, a possibilidade de cura é bem menor. Além disso, é uma doença que pode passar para outros órgãos, principalmente os ossos, ocasionando muita dor.

Idosos devem deixar o preconceito de lado

Como em todo problema de saúde, o câncer de próstata também é mais comum em alguns grupos sociais, e esses, principalmente, devem deixar o preconceito de lado. Logo, os idosos não poderiam ficar de fora da lista, já que com o envelhecimento, os homens são mais suscetíveis a terem problemas de próstata.

A próstata pesa entre 15 e 30 gramas, mas, durante o envelhecimento, esse tamanho pode aumentar. Porém, se houver um crescimento exagerado, você pode ter vários problemas urinários, como a prostatite aguda, crônica e a hiperplasia benigna, mencionada no início do texto.

Portanto, a escolha mais inteligente que um homem pode fazer por si mesmo é realizar os exames de próstata, que são simples, indolor, rápidos e traz consequências positivas para a sua qualidade de vida.

Então, você gostou deste texto sobre exames de próstata? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receber as nossas atualizações diretamente na sua caixa de entrada. Até a próxima!


COMENTE

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


A BlueMed

A Blue Med Saúde nasceu com um propósito: oferecer o melhor serviço de saúde às famílias brasileiras.

Av. Ana Costa, 274 – Gonzaga – SP,
11060-002

Últimas Notícias

Fale Conosco

Sac 24 Horas
(11) 3016-9404

(13) 4003-8788 (litoral)

Central de atendimento

Em São Paulo (11) 3016-9404

Baixada Santista (13) 4003-8788