Uma marca Alvorecer
   

Vamos conversar sobre prevenção do câncer de próstata?

novembro 5, 2018 0
251452-vamos-conversar-sobre-prevencao-do-cancer-de-prostata-1200x800.jpg

O câncer é uma doença que assusta e afeta diversas pessoas em todo o mundo. O tipo mais comum em homens é o de próstata. Isso ocorre porque muitos deles não procuram o médico especializado para fazer exames regulares e manter os cuidados necessários.

Mas você sabia que a prevenção do câncer de próstata pode evitar problemas graves com a saúde e até salvar vidas? Para você entender melhor quais são as formas de prevenção, abaixo vamos responder algumas perguntas importantes para tirar as suas principais dúvidas.

Acompanhe!

O que é próstata?

Trata-se de uma glândula do sistema reprodutor do homem que fica próximo à bexiga. O seu tamanho natural é comparado a uma noz e a sua principal função é a de produção de sêmen, fabricando uma substância que ajuda na sobrevivência do espermatozoide e que contribui para a fertilização do óvulo.

Por que existe câncer de próstata?

Na verdade, a doença pode surgir durante a fase de crescimento da próstata que ocorre em dois momentos da vida do homem: na adolescência e a partir dos 40 anos de idade. Após a idade adulta, uma única célula doente pode aparecer, causando a proliferação no local e matando as células saudáveis.

O risco é aumentado com a falta de tratamento, pois o câncer pode se espalhar, afetando outros órgãos, incluindo os ossos.

Quais exames são importantes para prevenir a doença?

Fazer um check-up é fundamental para avaliar a saúde do órgão e, se detectado alguma anomalia, fazer o tratamento mais indicado. Isso aumenta as chances de cura.

O recomendado é que depois dos 50 anos o homem faça o exame de PSA para determinar a dosagem no sangue e o toque retal. PSA é uma proteína produzida especificamente pela próstata e que possui valores normais, sendo considerado o limite de 0 a 4. Quando os níveis estão mais altos, há suspeita da doença, nesse caso é importante procurar mais afundo para detectar o problema.

Já o exame de toque é feito por meio do ânus com o objetivo de encontrar nódulos e endurecimento, com o mesmo intuito do exame de mama. Ele é rápido e indolor, levando cerca de 10 segundos. Caso alguma irregularidade seja encontrada, então se faz necessário uma biópsia para determinar se há células doentes.

Como procurar um médico de confiança?

Geralmente, o médico responsável para tratar a próstata é o urologista. Mas é importante que você se sinta confortável com o profissional. Por isso, ao escolher o médico, procure referências e converse com quem já o conhece. Assim, você terá informações importantes sobre o consultório e a maneira como ele trata os seus pacientes.

Quais outras formas de prevenção?

Fatores genéticos podem ser sinal de um possível problema. Para aumentar as chances de uma vida saudável é essencial cuidar da alimentação e ter uma vida ativa. Gordura animal, açúcar e produtos ultraprocessados podem prejudicar a sua vida, aumentando a possibilidade de diversas doenças.

Mantenha uma dieta saudável e faça exercícios físicos para conservar uma boa qualidade de vida. A prevenção do câncer de próstata é a melhor saída para evitar sérios problemas. Por isso, os exames devem ser levados a sério, lembrando que nenhum deles pode afetar a sua masculinidade ou a sua saúde.

Quer saber mais informações de como cuidar da sua saúde e contar com uma empresa que pensa em você? Entre em contato conosco!


COMENTE

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


A BlueMed

A Blue Med Saúde nasceu com um propósito: oferecer o melhor serviço de saúde às famílias brasileiras.

Av. Ana Costa, 274 – Gonzaga – SP,
11060-002

Últimas Notícias

Fale Conosco

Sac 24 Horas
(11) 3016-9404

(13) 4003-8788 (litoral)

Central de atendimento

Em São Paulo (11) 3016-9404

Baixada Santista (13) 4003-8788