Uma marca Alvorecer
   

5 cuidados com a saúde das crianças que não podem ser ignorados

outubro 24, 2018 0
239457-x-cuidados-com-a-saude-das-criancas-que-nao-podem-ser-ignorados.jpg

Cuidar da saúde das crianças pode parecer um desafio, mas não há razões para acreditar que isso pode ser um problema. Apesar de serem misteriosos e cheios de personalidade, a relação com os pequenos não precisa ser necessariamente um campo de batalhas. Com alguns cuidados, é possível garantir a qualidade de vida dessa galerinha e mantê-los sempre saudáveis.

As crianças estão em fase de crescimento e, por isso, alguns fatores merecem uma atenção redobrada por parte de pais e responsáveis. Esses cuidados garantem um desenvolvimento adequado e fazem com que eles se tornem, no futuro, adultos mais saudáveis e com poucos problemas de saúde.

Não sabe quais cuidados são esses? Não se preocupe! A seguir, preparamos uma pequena lista com alguns pontos que não podem ser deixados de fora ao lidarmos com crianças das mais variadas idades. Boa leitura!

1. Atenção com a saúde bucal

Fazer com que as crianças cuidem da higiene bucal pode ser um desafio. A maioria delas acredita que essa é uma tarefa chata e que há muitas coisas melhores para se fazer com o tempo livre, certo? Por isso, é necessário ‘’ficar em cima’’ e garantir que a higienização seja feita com frequência, além de priorizar lanches mais saudáveis na merenda escolar.

Isso garante a saúde bucal e previne uma série de problemas nos dentes e na boca, que é a porta de entrada para diversas bactérias. De certa forma, os problemas que surgem na região podem afetar o corpo inteiro e,  inclusive, fazer com que os pequenos sejam adultos com problemas recorrentes na área. Fique ligado!

2. Manter a vacinação em dia

As vacinas são um incrível avanço da ciência e o seu desenvolvimento foi o responsável por salvar milhões de vidas. O Brasil é, atualmente, um exemplo no ramo e o seu programa de vacinação é admirado por muitas outras nações.

A vacinação só não deve ser aplicada em casos específicos, sempre com a recomendação de um médico e uma minuciosa avaliação de cada paciente. Por isso, é essencial manter a caderneta de seu filho sempre atualizada para evitar problemas sérios de saúde, que podem ser facilmente prevenidos.

3. Cuidar da alimentação

A alimentação é o combustível de nosso organismo. É por meio dela que conseguimos os nutrientes (como as vitaminas e os minerais) necessários para garantir que todas as reações de nosso organismo sejam realizadas da maneira adequada.

Quando falamos sobre crianças em fase de crescimento, isso se torna ainda mais importante. Forneça uma alimentação diversificada para a criançada, bem colorida e balanceada em relação aos principais grupos alimentares.

4. Garantir estímulos cognitivos

Trabalhar as habilidades cognitivas (que envolvem a memorização, raciocínio lógico, coordenação motora etc.) é fundamental para o desenvolvimento adequado e a saúde das crianças.

Para isso, é necessário fornecer um ambiente enriquecido para que os pequenos convivam. Invista em atividades enriquecedoras, como a música, o desenho ou o teatro, que trabalham de forma generalizada todas essas questões.

5. Dar muito carinho e atenção

Por fim, mas não menos importante, é necessário falar sobre a atenção e o carinho desprendidos às crianças. Evite brigas, gritos ou punições desnecessárias e lembre-se que aquele ser está em constante evolução, aprendizado e desenvolvimento.

Por isso, seja gentil e faça com que a criança cresça em um ambiente amigável e seguro. Isso formará um adulto mais tranquilo, integrado socialmente e muito saudável em vários sentidos!

Gostou de conhecer essas dicas de cuidados com a saúde das crianças? Como podemos ver, elas abrangem tanto fatores físicos quanto os psicológicos, fundamentais para garantir um desenvolvimento adequado, saudável e permitir que os pequenos tenham muita qualidade de vida ao crescer!

Para conferir outros artigos como este e ficar por dentro de todas as novidades da BlueMed, que tal seguir as nossas páginas nas redes sociais? Assim, você não perde nenhum conteúdo e recebe dicas frequentes de como cuidar de sua família da melhor maneira possível. Estamos no Facebook e no LinkedIn!


COMENTE

Your email address will not be published. Required fields are marked *


A BlueMed

A Blue Med Saúde nasceu com um propósito: oferecer o melhor serviço de saúde às famílias brasileiras.

Av. D, Avenida Dona Ana Costa, 274 – Gonzaga, Santos – SP, 11060-002

Fale Conosco

Sac 24 Horas
(11) 3016-9404

(13) 4003-8788 (litoral)

Central de atendimento

Em São Paulo (11) 3016-9404

Na baixada santista (13) 4003-8788