Uma marca Alvorecer
   

Veja quais são os 5 sintomas da menopausa e como identificá-los!

outubro 17, 2018 0
239855-veja-quais-sao-os-x-sintomas-da-menopausa-e-como-identificalos.jpg

O corpo humano passa, no decorrer de sua vida, por muitas alterações significativas. A maioria delas diz respeito ao envelhecimento natural das células e as mudanças nos ciclos hormonais, especialmente quando falamos sobre as pessoas do sexo feminino. Por conta disso, conhecer os sintomas da menopausa e saber um pouco mais sobre esse período é fundamental.

A menopausa é uma etapa que marca o fim da vida reprodutiva da mulher. Durante esse período, o corpo feminino para de produzir alguns hormônios e ocorre o fim da menstruação. Não há, de maneira geral, uma idade para isso ocorrer. Em alguns casos, ela pode se iniciar aos 40 anos e, em outras, acima dos 50.

Mas, afinal, quais são esses sintomas? Como podemos reconhecê-los e ter uma transição muito mais tranquila entre a vida fértil e o fim do período reprodutivo? Pensando nessas dúvidas, criamos este artigo que cita alguns dos principais sinais envolvidos com a menopausa. Boa leitura!

1. Ondas de calor

Provavelmente um dos sintomas mais conhecidos e característicos da menopausa, as ondas de calor podem ser um grande problema na vida das mulheres que passam por essa mudança.

Eles podem ocorrer durante o dia ou mais comumente na parte da noite, chegando até mesmo a acordar as mulheres. Esse problema é caracterizado pela súbita sensação de calor, acompanhada de muito suor e desconforto. O sintoma vai e vem muito rápido, sendo seguido por uma sensação de frio.

2. Menstruação irregular

O segundo sinal mais clássico da chegada da menopausa é a irregularidade de menstruação. Com as alterações hormonais, é muito comum que os ciclos menstruais fiquem mais espaçados e inconsistentes.

Além da irregularidade na frequência, é comum observar algumas mudanças na intensidade do fluxo e na duração de dias de cada ciclo. Esse tipo de imprevisibilidade é um dos principais sintomas da menopausa, indicando que as mudanças estão acontecendo e que logo mais a sua menstruação cessará definitivamente.

3. Alterações de humor

As alterações de humor são uma característica presente em todo o ciclo reprodutivo das mulheres, e após o seu fim elas ainda marcam uma presença considerável.

Isso acontece, novamente, por conta das flutuações hormonais típicas dessa etapa. A falta de certos hormônios e o desequilíbrio dessas substâncias na corrente sanguínea podem ocasionar mudanças no humor. Isso também pode ser resolvido com a suplementação necessária ou alterações em hábitos cotidianos, como a prática de atividades físicas.

4. Redução da libido

Embora algumas mulheres na menopausa digam que sentem alterações positivas na libido, o mais comum é acontecer o contrário — especialmente no início das mudanças. Isso pode, pouco a pouco, se normalizar, ainda mais com a ajuda médica especializada.

Outro problema sexual bastante recorrente nessa etapa é a diminuição da lubrificação vaginal, por conta das alterações hormonais que acontecem no período. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental para garantir o equilíbrio nessas áreas.

5. Mudanças físicas

Por fim, as mudanças físicas marcam presença nas alterações sofridas durante o período da menopausa. Elas também são causadas pelas mudanças no fluxo de hormônios, que são responsáveis pela manutenção de diversas reações em nosso organismo.

Algumas das mudanças mais características são: cabelo mais seco, pele mais fina, ganho de peso, rigidez nas articulações, entre outras. Novamente, o acompanhamento médico é essencial para garantir que tais mudanças não ocorram ou sejam adiadas.

Como podemos ver, os sintomas da menopausa podem ser, ao mesmo tempo, muito inespecíficos e muito característicos. Por isso, reconhecê-los é fundamental para passar por uma transição tranquila entre as fases. Caso note algum dos sinais, procure um ginecologista e tire as suas dúvidas sobre essa nova etapa, garantindo muito mais qualidade de vida!

Gostou deste artigo? Então, que tal saber um pouco mais sobre os benefícios da caminhada, prática que pode ser muito benéfica para mulheres que estão na menopausa?


COMENTE

Your email address will not be published. Required fields are marked *


A BlueMed

A Blue Med Saúde nasceu com um propósito: oferecer o melhor serviço de saúde às famílias brasileiras.

Av. D, Avenida Dona Ana Costa, 274 – Gonzaga, Santos – SP, 11060-002

Fale Conosco

Sac 24 Horas
(11) 3016-9404

(13) 4003-8788 (litoral)

Central de atendimento

Em São Paulo (11) 3016-9404

Na baixada santista (13) 4003-8788