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Conheça 4 dicas de como cuidar da alimentação para idosos!

outubro 2, 2018 0
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A alimentação para idosos é essencial para ter uma boa qualidade de vida e poder aproveitar ainda mais os momentos com as pessoas de quem gostamos. Uma boa alimentação pode aliviar dores e, até mesmo, combater doenças que costumam aparecer na terceira idade.

Quer continuar aproveitando a vida de maneira leve e saudável? Continue a leitura e entenda como essas 4 dicas fáceis podem ajudar no seu dia a dia. Vamos lá?

1. Tenha rotina

Para continuar tendo uma vida ativa é considerável ter uma rotina também na hora de cuidar da alimentação para idosos.

Nesse sentido, elabore um planejamento das refeições e priorize as mais importantes, como café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Por mais que você não faça todas as refeições em casa, não deixe de se alimentar de maneira apropriada nos seus devidos horários.

Essa rotina vai colaborar para que o seu metabolismo acompanhe o estilo de vida que você leva.

2. Consuma alimentos adequados

Algumas doenças são muito comuns com o peso da idade, mas é possível evitá-las — ou simplesmente diminuir os seus sintomas — com a escolha dos alimentos certos.

Evite refeições com muito sal ou açúcar. Itens processados e frituras também devem ficar de fora. Troque as gorduras ruins pelas boas, como as contidas no abacate, azeite de oliva ou amêndoas.

Escolha sempre as opções saudáveis, como frutas, verduras, legumes, ou as que contêm fibras em vez de alimentos industrializados. Com esse cuidado, você fica livre de doenças cardiovasculares, evita o enfraquecimento dos ossos e regula o intestino que costuma ter problemas nessa fase da vida.

O objetivo é manter a sua saúde em dia de forma gostosa e o mais natural possível. Assim, você terá mais tempo livre para viajar e ficar com a família, por exemplo, e ainda terá uma saúde de ferro!

3. Mastigue devagar

A mastigação também deve ser priorizada. Isso porque, com o avanço da idade, a dificuldade aumenta por conta de algumas fraquezas ou perda da dentição. A dica, aqui, é cortar os alimentos em pequenos pedaços para comê-los tranquilamente, sempre mastigando bem para garantir a completa digestão. Opte, também, por itens mais leves e que sejam fáceis de engolir.

Ter uma boa mastigação evita alguns transtornos frequentes, como azia, má digestão e sonolência após a refeição..

4. Beba muita água

A água é uma aliada no consumo de alimentos para idosos, pois ajuda na hidratação, circulação e oxigenação cerebral. Por isso, beber muita água fará com que a sua pele esteja sempre hidratada, além de evitar cálculo renal e regular o intestino.

Carregue sempre uma garrafinha de água na bolsa quando for sair ou para consumir durante e após a prática de exercícios. Em casa, você pode optar por águas aromáticas, com fatias de laranja ou abacaxi e folhas de hortelã. Ficam uma delícia e você consome mais sem nem perceber.

Mas não pense que só porque você chegou na terceira idade que precisa comer comida sem sal ou sem tempero. Nada disso! É possível criar uma alimentação para idosos saborosa e rica em nutrientes. Para isso, livre-se dos “venenos” das frituras, alimentos com muito sódio, refrigerantes ou bebidas alcoólicas. Tudo isso para assegurar a sua qualidade de vida e manter a rotina saudável.

Se precisar de orientação, um nutricionista pode lhe ajudar a encontrar o plano alimentar ideal, levando em consideração a sua idade e demais necessidades. Também é importante fazer visitas regulares ao médico para exames de rotina.

Gostou das nossas dicas? Então, que tal colaborar com o nosso artigo? Deixe um comentário contando como faz para manter uma alimentação adequada!


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