Uma marca Alvorecer
   

Entenda de uma vez por todas como escolher um ginecologista

setembro 26, 2018 0
240125-reservada-para-cida-godoy-entenda-de-uma-vez-por-todas-como-escolher-um-ginecologista.jpg

Uma dúvida frequente no universo feminino se refere a como escolher um ginecologista. Essa especialidade médica atua na prevenção e tratamento dos distúrbios no sistema reprodutor, bem como orientações sobre a sexualidade.

Considerado como um clínico da mulher, também diagnostica irregularidades no coração, ossos e aparelho digestivo. Dessa forma, é importante saber identificar um médico de confiança e manter as consultas em dia para obter tratamento rápido, quando necessário.

Pensando nessa questão, elaboramos este artigo com informações sobre os principais pontos a serem considerados na escolha de um ginecologista e esclarecer as dúvidas mais frequentes em relação ao assunto. Confira!

Como escolher um ginecologista de confiança?                       

Para ficar à vontade nesse momento é necessário escolher um profissional que facilite o processo permitindo fazer perguntas e escutando com respeito, atenção e ética profissional.

Mas, como fazer a escolha certa? A seleção pode ser iniciada com indicações e pesquisas na internet. Veja a seguir, algumas dicas de como fazer isso!

Verifique as suas necessidades

Há 2 tipos de especialistas para cuidar da saúde feminina — o ginecologista e o que tem uma especialização em obstetrícia.

O ginecologista acompanha as pacientes nos aspectos gerais do sistema reprodutor feminino, como menstruação, entre outros. Deve ser procurado assim que a mulher se inicia na vida sexual, quando perceber alterações hormonais ou sinais de doenças ginecológicas.

O obstetra, por sua vez, é o médico que atende a mulher quando há uma intenção de engravidar ou quando já está grávida. Acompanha o desenvolvimento do feto e a saúde da futura mãe, até o pós-parto.

Peça indicação às amigas e familiares

A busca por um profissional que atenda as nossas expectativas, pode começar por indicações de familiares ou amigas. As impressões das pessoas que se consultaram com um determinado médico podem ser de grande valia nesse momento.

Dessa forma, é importante perguntar sobre a maneira de atendimento e o perfil profissional para analisar se atende às suas expectativas.

Pesquise o perfil profissional na internet

A tecnologia pode ajudar muito nessa escolha. É possível verificar o perfil profissional do médico em redes sociais, sites médicos, associações e outros.

Dados como formação, especializações e atualizações do conhecimento, são importantes para identificar qualidades diferenciadas que indiquem maior confiança.

Veja se o consultório é confortável

Observe o conforto que o consultório oferece. Poder ler revistas novas ou assistir a TV, são opções que auxiliam no alívio da tensão e nervosismo antes de ser atendido.

Outro aspecto muito importante a ser considerado se refere à higiene do local. Verifique se os acessórios de consulta estão limpos e se o protetor da maca foi trocado para o seu atendimento.

Confira a localização

Procure saber se o profissional atende em mais de um endereço, ou mesmo próximo à sua casa.

A localização facilitada é importante para evitar possíveis desgastes com o trânsito ou dificuldades para chegar ao consultório.

Quando se deve procurar um ginecologista obstetra?

O obstetra deve ser procurado quando houver indícios de gravidez para exames e acompanhamentos até o pós-parto. Veja, a seguir, alguns aspectos que devem ser considerados.

Avalie o profissional na primeira consulta

Verifique o comportamento profissional, desde solicitações de exames para embasamento de diagnósticos, até o aspecto ético no atendimento. Busque informações confiáveis em sites que disponibilizam dados profissionais.

Um bom obstetra deve estar sempre disponível ou ter um substituto de confiança, previamente apresentado, para casos de emergências na gravidez, como sangramentos.

Assegure-se dos seus direitos às informações

Profissionais que não aceitam questionamentos, não são bons médicos. O direito à informação é imprescindível e deve ser respeitado.

As dúvidas devem ser sanadas e todas as informações precisam ser comentadas de forma clara e objetiva.

Nesse sentido, é de fundamental importância ter confiança e eleger um profissional que possa acompanhar a saúde da mulher na adolescência, gravidez, menopausa e cuidados com a saúde na pós-menopausa.

Conforme pudemos observar, saber como escolher um ginecologista pode fazer muita diferença para eleger um médico que atenda as expectativas e seja de confiança.

Gostou deste artigo? Para saber mais como manter a saúde em dia, leia também o nosso post sobre saúde preventiva que trata dos 5 exames e acompanhamentos médicos mais importantes!


COMENTE

Your email address will not be published. Required fields are marked *


A BlueMed

A Blue Med Saúde nasceu com um propósito: oferecer o melhor serviço de saúde às famílias brasileiras.

Av. D, Avenida Dona Ana Costa, 274 – Gonzaga, Santos – SP, 11060-002

Fale Conosco

Sac 24 Horas
(11) 3016-9404

(13) 4003-8788 (litoral)

Central de atendimento

Em São Paulo (11) 3016-9404

Na baixada santista (13) 4003-8788