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Caminhada na praia: 4 benefícios à saúde da prática regular

setembro 14, 2018 0
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Todo mundo que deseja cuidar da família precisa, também, se cuidar para ter mais disposição. E não existe forma mais fácil de conseguir isso do que aliar os exercícios físicos, necessários a boa qualidade de vida, a algo divertido. Então, que tal realizar uma caminhada na praia?

A vista agradável e a brisa marítima podem lhe ajudar a se exercitar, sem colocar a preguiça na frente. E se o dia for de luz, festa de sol e o barquinho a deslizar no macio azul do mar como diz a canção  fica ainda mais fácil e prazeroso.

Ficou curioso para saber quais são os benefícios de uma caminhada na praia? Então, continue a leitura e confira 4 vantagens dessa prática e os cuidados essenciais que você precisa ter. Vamos lá?

1. Receba vitamina D

A vitamina D é fundamental para melhorar a absorção de cálcio e fortalecer os ossos. No entanto, 90% do que é adquirido dela pelo homem vem do sol e apenas 10% são absorvidos por meio da alimentação. Então, imagine como uma caminhada de 20 minutos no início da manhã, preferencialmente antes das 10 horas, em que o sol se torna mais nocivo, pode fazer bem para o seu corpo.

No entanto, é muito importante que você não esqueça a hidratação para repor os líquidos perdidos pelo suor. Manter-se hidratado é essencial para ajudar a eliminar toxinas presentes no organismo, bem como melhorar a qualidade de vida.

Além disso, durante esse curto período de 20 minutos e nos horários indicados, os médicos recomendam não usar protetor solar para que a produção de nutrientes não seja impedida por ele. Porém, pessoas de pele muito clara devem sempre usar proteção e reduzir o tempo e a frequência de exposição ao sol. Boné e viseiras também podem ser boas opções.

2. Gasta mais calorias

Você sabia que as queimas de calorias são maiores na areia? Pesquisadores afirmam que essa diferença chega a ser 60% maior do que em pisos duros, como o asfalto. O motivo para isso é que ao pisar no chão macio, o seu pé afunda e obriga os músculos inferiores a fazerem mais esforço para se movimentarem.

Mas, para que tudo ocorra bem, você precisa ficar atento a alguns cuidados. Entre eles:

  • fazer um bom aquecimento para preparar o corpo e evitar lesões. Corridas leves e pequenos alongamentos podem resolver;

  • escolher o treino certo para que o seu corpo não seja sobrecarregado. Caso você fique muito desgastado ao correr na areia fofa, experimente ir para a molhada, que exige menos esforço;

  • usar roupas adequadas e com materiais leves que facilitam a evaporação do suor e ajudam a controlar a temperatura do corpo.

3. Melhora a coordenação motora

Como a superfície da areia é irregular, o seu corpo vai ser forçado a fazer constantes adaptações para se manter na posição correta. Isso gera mais equilíbrio, força, velocidade e flexibilidade, o que proporciona uma maior coordenação motora.

Porém, preste atenção na escolha do tênis e evite os de solado pesado. Os flexíveis facilitam o contato com a areia e aumentam o equilíbrio. Além disso, alguns médicos recomendam ir descalço quando se trata apenas de uma caminhada na praia.

4. Controla o estresse

Os exercícios físicos, de uma forma geral, aumentam os hormônios relacionados ao bem-estar e permite que você relaxe. Porém, entrar em contato com a natureza por meio de uma caminhada na praia dobra as chances de isso acontecer.

Estudos mostram que as pessoas que passam mais tempo ao ar livre e em contato com a natureza, principalmente em praias, apresentam menos chances de ter problemas relacionados ao estresse.

Portanto, tenha em mente que a caminhada na praia é um exercício sem custo e muito fácil de começar. E para torná-la ainda mais divertida você pode chamar a sua família para lhe acompanhar nas atividades ao ar livre.

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