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Alimentação saudável para crianças: como inserir novos alimentos?

setembro 12, 2018 0
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Pais e responsáveis sabem como é difícil promover uma alimentação saudável para crianças. Os pequenos são cheios de personalidade e igualmente teimosos, o que torna a inserção de novos ingredientes um verdadeiro desafio, especialmente quando falamos sobre frutas e legumes variados.

Uma alimentação equilibrada e repleta de nutrientes é, em contrapartida, essencial para o desenvolvimento adequado da criançada. Eles precisam de muita energia, vitaminas e minerais para crescerem e aprenderem cada vez mais.

Felizmente, é possível tornar essa tarefa um pouco mais fácil com algumas dicas muito simples e bem práticas. Quer saber quais são elas? Basta continuar a leitura deste post e conferi-las logo abaixo!

Crie um cardápio semanal

Embora pareça chata e desagradável, a rotina é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Com ela, os pequenos aprendem a controlar as expectativas e começam a entender o funcionamento do mundo real, desenvolvendo mais responsabilidade e senso de realidade.

Por isso, a criação de um cardápio semanal é muito recomendada. Ele pode ser feito em conjunto com a criançada, escrito em uma folha e decorado pela própria criança. Em seguida, pode ser pendurado em um lugar de fácil visualização para que o pequeno saiba o que estará no menu de cada dia de sua semana.

Estabeleça o ‘’dia do novo’’

O dia do novo é uma estratégia muito eficiente que deve estar contida no cardápio semanal. Juntos, vocês selecionarão um dia da semana para tentar alguns ingredientes novos, sempre sem preconceito. Participe você também da brincadeira e inclua aqueles alimentos que você nunca experimentou.

Com a participação de toda família e o clima de brincadeira e diversão, é muito mais fácil fazer com que a criança aceite novos sabores e, quem sabe, até aprenda a gostar de ingredientes completamente inéditos.

Faça pratos divertidos

A apresentação dos pratos é essencial para todos os que irão fazer a refeição, sejam eles adultos ou crianças. Independentemente da idade, os seres humanos iniciam o ato de comer por meio dos olhos.

Por isso, pratos coloridos e divertidos são inegavelmente mais atraentes para a criançada. Brinque com os ingredientes e crie formas geométricas, personagens ou animaizinhos para fazer com que eles se sintam mais atraídos pela refeição.

Peça a ajuda da criança

Muitas vezes, as crianças veem o ato de comer como uma obrigação, principalmente por conta da obrigatoriedade de ingerir certos ingredientes não tão apetitosos. Por isso, cria-se uma relação nada saudável com os alimentos, o que pode gerar problemas sérios no futuro.

Um passo importantíssimo para fazer as crianças gostarem de sua comida é inseri-las no preparo. Peça a ajuda dos pequenos para cortar os produtos mais simples (sempre com supervisão!), amassar batatas, mexer panelas e montar os pratos. Essa relação mais direta fará com que eles percebam que comer é muito divertido!

E aí, gostou de conhecer essas dicas para incentivar uma alimentação saudável para crianças? Seguindo esses passos, fica muito mais fácil inserir novos sabores nas refeições diárias da criançada e garantir muito mais qualidade de vida e saúde para que eles cresçam e se desenvolvam a todo vapor!

Conhece outras pessoas que têm crianças pequenas e com um apetite caprichoso em suas famílias? Então, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais para que todos fiquem por dentro dessas dicas?


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