Uma marca Alvorecer
   

Avós que ajudam a cuidar dos netos vivem mais? Confira!

setembro 4, 2018 0
230267-avos-que-ajudam-a-cuidar-dos-netos-vivem-mais-confira.jpg

Segundo pesquisa dos cientistas alemães David A. Coall, Denis Gerstorf e Ralph Hertwig do Departamento de Psicologia da Universidade Humboldt (Berlim), os avós que ajudam a cuidar dos netos vivem mais.

O estudo foi realizado com 500 pessoas entre 70 e 103 anos e comprovou que a convivência com os netos reduz em até 37% o risco de mortalidade, não sendo considerados nos resultados, os casos de custódia das crianças.

Se por um lado, a relação entre avós e netos é benéfica, por outro, pode haver alguns conflitos com os pais das crianças. Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas sobre como ajudar no cuidado dos netos. Acompanhe!

Dê orientações sobre a maternidade

A maternidade traz muitas alegrias, mas, também, inseguranças aos pais como as dúvidas sobre amamentação, cólicas, choros sem motivos aparentes, alimentação, entre outros. A experiência dos avós nesses momentos é valiosa para tranquilizar e resolver pequenas situações.

As orientações não devem ser impostas, pois, cada criança tem suas particularidades e o que pode funcionar para uma, pode não servir para outra. As imposições também geram conflitos no relacionamento familiar.

Passe um tempo com a criança

Combine com os pais para deixarem a criança em sua casa. Dessa forma, você garantirá momentos para alimentar o relacionamento com o seu neto, proporcionando, ainda, algumas horas para que os pais possam sair.

Aproveite esses momentos para desenvolver brincadeiras, contar histórias, ler livros infantis ou assistir algum filme que a criança goste. Também é interessante comprar jogos de acordo com a faixa etária e deixá-los guardados para quando a criança estiver em sua casa, poder contar com atividades interessantes e agradáveis.

Não desautorize os pais

Esse é um cuidado muito importante que se deve observar no relacionamento familiar. A desautorização dos pais, além de causar conflitos na família, é muito prejudicial à criança, já que ela fica confusa quanto às orientações que deve seguir.

O melhor caminho é o diálogo com os pais, para que as regras estabelecidas sejam entendidas e respeitadas, já que são eles os responsáveis pela educação e desenvolvimento dos filhos.

Converse com a criança

É fundamental para o desenvolvimento da relação entre avós e netos, o acompanhamento do dia a dia da criança. Saber sobre os amigos prediletos, sobre a professora ou as brincadeiras de que mais gosta ou, ainda, notas que tirou na escola, são formas de dialogar com os netos, mostrando o seu interesse por eles e se tornando seus confidentes.

Esteja sempre presente na vida do seu neto

Estar sempre presente na vida dos netos, acompanhando seu desenvolvimento e participando de momentos importantes, como em festas de aniversários, comemorações na escola, viagens e outros, é de fundamental importância para estreitar os laços. A convivência é um fator determinante para o desenvolvimento do amor, carinho e respeito mútuo.

Como pudemos observar, já foi comprovado por meio de estudos, que os avós que ajudam a cuidar dos netos vivem mais, porém, alguns cuidados devem ser considerados para que esses laços se perpetuem, sem prejuízo do bom relacionamento familiar.

Gostou das dicas? Então compartilhe nas redes sociais para que seus amigos saibam da importância do relacionamento entre avós e netos!


COMENTE

Your email address will not be published. Required fields are marked *


A BlueMed

A Blue Med Saúde nasceu com um propósito: oferecer o melhor serviço de saúde às famílias brasileiras.

Av. D, Avenida Dona Ana Costa, 274 – Gonzaga, Santos – SP, 11060-002

Fale Conosco

Sac 24 Horas
(11) 3016-9404

(13) 4003-8788 (litoral)

Central de atendimento

Em São Paulo (11) 3016-9404

Na baixada santista (13) 4003-8788