Uma marca Alvorecer
   

Quais as vantagens de um plano de saúde empresarial para minha empresa?

agosto 27, 2018 0
220034-quais-as-vantagens-de-um-plano-de-saude-empresarial-para-minha-empresa-1200x801.jpg

O plano de saúde é uma prioridade para a maioria dos funcionários em empresas de qualquer porte. Nesse sentido, podemos identificar algumas vantagens de um plano de saúde empresarial, tanto para as organizações, quanto para os colaboradores internos.

Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), bem como pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em colaboração do Ibope, 70% dos brasileiros não possuem plano de saúde, individual ou empresarial, significando uma necessidade premente.

Neste artigo, vamos abordar a importância das empresas investirem em planos de saúde para os funcionários, bem como as vantagens que podem ser obtidas. Continue lendo para saber mais!

As vantagens de um plano de saúde empresarial

O grau de competitividade de uma empresa depende diretamente de como ela mantém um bom relacionamento com seus colaboradores internos.

Dessa forma, independentemente do tamanho da empresa, a contratação de um plano de saúde deve ser analisada com visão estratégica pelos gestores, considerando que tal investimento é crucial para a boa imagem da organização.

Vantagens para pequenas empresas

Embora possa parecer um alto custo para empresas com menos de 30 funcionários, ou mesmo para as que estão iniciando sua estruturação, esse é um investimento fundamental para o bom crescimento organizacional.

Tal investimento pode contribuir para a melhoria na rotina de trabalho, já que o funcionário estará livre de preocupações com gastos em saúde, ficando mais focado no trabalho.

Valorização do funcionário

Ao longo do tempo, as empresas começaram a perceber que uma das mais poderosas estratégias de competitividade se concentra na valorização dos seus funcionários. Muito além de valorizar os seus clientes externos, os clientes internos começaram a ser vistos como os principais fatores de sucesso empresarial.

Essa valorização proporciona a construção de um ambiente de trabalho motivador. Os funcionários adquirem um sentimento de segurança e gratidão pela preocupação que a empresa tem com a sua saúde, estendida aos seus familiares.

Esse sentimento é transformado em comprometimento, contribuindo de forma natural para o crescimento da organização.

Aumento da produtividade

O índice de faltas ao trabalho por questões de saúde, bem como a insatisfação dos funcionários por terem que arcar com altos gastos em consultas e exames, gera uma baixa na produtividade que pode comprometer de forma direta no desenvolvimento da empresa.

Com a oferta de um plano de saúde empresarial, a equipe passa a sentir um novo nível de confiança com o empregador e, por consequência, satisfação ao servir a uma empresa que se preocupa com ela e seus familiares.  Essa satisfação motiva e otimiza a produção, alavancando os resultados da empresa.

Redução de impostos

As empresas que adotam um plano de saúde empresarial adquirem um incentivo fiscal, podendo deduzir tais gastos da base de cálculo do Imposto de Renda. Dessa forma, o seguro saúde beneficia não somente os funcionários, como também as empresas.

Reajustes diferenciados

O reajuste para planos coletivos de empresas com até 29 beneficiários não é de livre negociação, ele ocorre por meio do chamado Pool de Risco. Dessa forma, a operadora soma as receitas e despesas de todas essas empresas para fazer o cálculo da sinistralidade.

Apurado o índice de sinistralidade, a operadora define o indexador de reajuste para esse grupo de empresas, com validade por 12 meses.

Exemplificando: a operadora concluiu que a sinistralidade desse grupo foi de 80% e definiu um reajuste de 15%, que será aplicado às empresas conforme o aniversário de cada contrato e em nenhuma hipótese poderá ser diferente, seja ele inferior ou superior.

Já para as empresas com mais beneficiários, se aplica a livre negociação.

Benefícios aos demitidos

Para os funcionários demitidos sem justa causa é garantida a continuidade no plano de saúde por um terço do tempo trabalhado, com limite de dois anos. Nesses casos, o funcionário assume as parcelas que seriam pagas pela empresa. Mesmo o ex-funcionário tendo que assumir essas parcelas, ainda é interessante, já que os valores são menores que os de um plano individual.  

Como pudemos observar, as vantagens de um plano de saúde empresarial são inúmeras, podendo gerar maior competitividade e aumento da produtividade, com funcionários mais satisfeitos e comprometidos.

Gostou deste artigo? Para obter mais detalhes sobre a contratação de um plano de saúde empresarial, entre em contato conosco!


COMENTE

Your email address will not be published. Required fields are marked *


A BlueMed

A Blue Med Saúde nasceu com um propósito: oferecer o melhor serviço de saúde às famílias brasileiras.

Av. D, Avenida Dona Ana Costa, 274 – Gonzaga, Santos – SP, 11060-002

Fale Conosco

Sac 24 Horas
(11) 3016-9404

(13) 4003-8788 (litoral)

Central de atendimento

Em São Paulo (11) 3016-9404

Na baixada santista (13) 4003-8788