Uma marca Alvorecer
   

Como reduzir custos na empresa? Descubra nessas 4 dicas

agosto 23, 2018 0
216400-como-reduzir-custos-na-empresa-descubra-nessas-4-dicas-1200x801.jpg

Acredite: cortar gastos supérfluos ajudará, e muito, a aumentar a rentabilidade do negócio, maximizando os lucros. Afinal, cada detalhe faz toda a diferença no final do mês. É diante desse cenário que surge a importância de desenvolver estratégias que tornem a organização mais efetiva e produtiva  desde o setor operacional até o administrativo. 

Interessou-se pelo assunto e quer saber, então, como reduzir custos na empresa, gerando um quadro positivo para a organização? Continue a leitura!

1. Diminua os gastos fixos

Você já colocou na ponta do lápis os valores gastos para manter a empresa funcionando? Ainda não? Então, pare por um momento e comece a anotar tudo — desde os detalhes, como os insumos para o escritório, até os itens fixos, como matéria-prima, aluguel e outros. 

Percebeu, agora, que as despesas são bem dispendiosas, certo? Por isso, é fundamental elaborar um plano de redução de gastos fixos. Procure, por exemplo, fornecedores que tenham uma relação de custo-benefício mais vantajosa. Além do mais, economize na energia elétrica, na água e afins. Não há uma fórmula mágica aqui. O importante é criar uma estratégia de redução, sem  é claro  perder na qualidade operacional. 

2. Trabalhe a questão das faltas

O absenteísmo é um fator que prejudica não só a produtividade organizacional, mas também o bolso do proprietário, sobretudo, quando os colaboradores vão se ausentar por um período longo. O motivo? A empresa provavelmente terá que contratar, mesmo que em formato de terceirização, outras pessoas para substituí-los. 

Não à toa, você deve entender quais são os principais motivos para o seu time faltar, pensando em maneiras para reduzir a taxa de absenteísmo. Se a principal causa, por exemplo, é devido à locomoção (seja por falta de condução própria, seja porque não existe uma linha de ônibus direta), verifique o que pode ser feito para solucionar. Que tal, por exemplo, oferecer uma opção de transporte alternativo? 

3. Invista em planos de saúde

“Melhor prevenir do que remediar”, já alertava a sabedoria popular. Nesse sentido, vale a pena contratar um plano de saúde para a sua equipe, já que não são raros os casos em que a justificativa para o excesso de faltas é a questão da saúde. Logo, ao oferecer o devido suporte nessa área, você conseguirá reduzir a taxa de absenteísmo. Lembre-se de que a saúde preventiva é o melhor caminho. 

4. Aposte na tecnologia

Outro ponto que contribuirá para a redução de custos organizacionais é o investimento na tecnologia. Não entendeu? É simples. Pense bem: quantas vezes você já pagou multas e juros devido à má organização financeira? Com softwares especializados, é possível planejar melhor as finanças da empresa, tornando o dia a dia corporativo mais fácil. Existem ferramentas tecnológicas capazes também de reduzir aquela papelada, resultado de inúmeras impressões. Esses são apenas alguns exemplos.

Fato é que, para obter êxito nessa tarefa, o empresário precisa conhecer bem o seu empreendimento como um todo. Somente assim, será possível estabelecer estratégias capazes de alavancar os resultados e minimizar as despesas.

Agora que já sabe como reduzir custos na empresa, que tal compartilhar o conteúdo nas redes sociais? Assim, o post chegará também aos seus amigos e conhecidos!


COMENTE

Your email address will not be published. Required fields are marked *


A BlueMed

A Blue Med Saúde nasceu com um propósito: oferecer o melhor serviço de saúde às famílias brasileiras.

Av. D, Avenida Dona Ana Costa, 274 – Gonzaga, Santos – SP, 11060-002

Fale Conosco

Sac 24 Horas
(11) 3016-9404

(13) 4003-8788 (litoral)

Central de atendimento

Em São Paulo (11) 3016-9404

Na baixada santista (13) 4003-8788