
Todo empresário que se preze sabe que cuidar da qualidade de vida dos seus funcionários é essencial e contribui para o crescimento do negócio. Quanto mais esse cuidado acontece, maiores são a produtividade e a economia. Investir em ginástica laboral nas empresas é, então, uma opção que reúne tudo isso com o melhor custo-benefício.
O Google, por exemplo, é uma das empresas que servem como modelo quando o assunto é manter os funcionários satisfeitos. Ela tem, anualmente, milhões de candidatos às suas vagas e um dos seus segredos é incentivar a ginástica laboral nas empresas, que previne doenças, melhora o condicionamento físico, aumenta a produtividade etc.
Ficou curioso e quer saber mais? Falaremos com detalhes os benefícios dessa atividade e quais são os exercícios possíveis. Confira!
Benefícios da ginástica laboral nas empresas
Prevenção de doenças
O número de funcionários com lesões por excesso de esforço repetitivo e distúrbios musculares, todos relacionados ao trabalho, tem aumentado consideravelmente. Então, o primeiro benefício que a ginástica laboral traz é prevenir essas doenças mencionadas.
Afastamento do sedentarismo
O outro benefício é afastar o sedentarismo, o que afasta também diversas doenças causadas pela falta de exercícios, como diabete, obesidade, ansiedade, estresse e depressão. Isso porque a ginástica laboral se trata de uma série de exercícios que coloca o corpo em movimento.
Melhora do condicionamento físico
Mesmo que por meio de exercícios físicos simples, o corpo acaba sendo todo alongado. Isso é benéfico por ajudar a respiração, a flexibilidade, a força, a coordenação, o ritmo, a agilidade etc. Além de restabelecer a postura, que pode ser bastante prejudicada por funcionários que têm que trabalhar muito tempo na mesma posição.
Aumento da produtividade
Com as atividades laborais, o funcionário se sente mais disposto e concentrado para realizar as suas funções diárias. O aumento da atenção também contribui para evitar acidentes que poderão ocasionar afastamentos no trabalho e, ainda, evitar afastamentos por problemas de saúde, como dores na coluna.
Além disso, os exercícios são realizados com toda a equipe da empresa reunida. Durante essas atividades, os funcionários podem interagir mais e fortalecer a união. Considerando que uma equipe concentrada, unida e que não precisa de afastamentos do trabalho produz mais, investir em ginástica laboral nas empresas é investir não só na satisfação dos seus colaboradores, mas no seu próprio negócio.
Exercícios de ginástica laboral nas empresas
Como a atividade é de baixa intensidade, pode ser realizada por qualquer pessoa. Quem pratica pode ter os seus sistemas cardíaco, respiratório e esquelético melhorados.
Confira, a seguir, algumas opções de atividades para colocar em prática no dia a dia da sua empresa!
Elevação dos membros inferiores
Eleve seu corpo ficando na ponta dos pés por cerca de 15 segundos e depois volte para a posição inicial. Repita o exercício cinco vezes.
Elevação dos membros superiores
De pé, entrelace os dedos e levante os braços para que toda a região da coluna seja esticada. Mantenha-se assim por 20 segundos e volte para a posição inicial.
Rotação do tronco
Com os pés separados um do outro e os joelhos levemente curvados, vire o tronco para a direita e, depois, para a esquerda em movimentos seguidos. Repita o ato 10 vezes e depois descanse.
Alongamento do pescoço
Com os pés unidos e os membros superiores relaxados, vire a cabeça para a esquerda e para a direta. Repita o processo quatro vezes. Fazendo isso, olhe para frente, incline o pescoço para a direita por cinco segundos e, depois, repita para a outra direção.
Investir nesses exercícios de ginástica laboral nas empresas produz efeitos positivos na qualidade de vida dos seus colaboradores, que acabam retornando para o seu negócio.
Além das vantagens citadas para a saúde, funcionários que se sentem valorizados e cuidados podem ser mais dedicados e satisfeitos. O mercado de trabalho cada vez mais competitivo exige diferenciais e escolhas inteligentes. A ginástica laboral pode ser uma delas.
O que você achou do nosso texto? Gostou? Então, compartilhe-o nas redes sociais e ajude outras pessoas a dominarem o assunto!