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Exercícios na terceira idade: confira 6 opções

julho 25, 2018 0
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A prática de atividade física é importante e indispensável em qualquer faixa etária. Afinal de contas, é com ela que mantemos a saúde física e emocional em dia, prevenindo doenças ao invés de precisar tratá-las. Por isso, os exercícios na terceira idade não devem ser deixados de lado.

Assim como acontece para os mais jovens, as atividades físicas ajudam na manutenção da saúde cardiovascular, óssea e mental dos idosos. Para eles, inclusive, são ainda mais importantes para manter o sistema musculoesquelético em movimento, além de reduzir o estresse e deixar o cérebro sempre ativo.

Mas, afinal, quais exercícios podem ser praticados com segurança na terceira idade? Como eles são feitos e quais são os seus benefícios? Pensando nessas dúvidas, preparamos este artigo especial com 6 dicas de atividades que podem ser praticadas por idosos. Boa leitura!

1. Natação

Considerada por muitos como uma das atividades físicas mais completas, a natação é muito indicada também para pessoas que estão na terceira idade. Essa prática trabalha o corpo inteiro ao mesmo tempo e reduz os impactos nas articulações, bem como as dores nessas áreas.

O condicionamento físico dos que escolhem se exercitar em piscinas é altamente beneficiado. Outras vantagens incluem a melhora da autoestima e a maior interação social, por conta do contato com outras pessoas.

2. Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade muito democrática, indicada para pessoas de várias idades e portes físicos. Para os idosos, em especial, ela é ainda mais benéfica por se tratar de um exercício de baixo impacto nas articulações.

Ao praticar essa atividade, você vai observar vários benefícios para a saúde, como a melhora da capacidade respiratória, a redução de problemas cardiovasculares e o aumento da flexibilidade.

3. Bicicleta

Se tomar as devidas precauções, é perfeitamente possível que você pratique uma das atividades físicas mais benéficas para o organismo: andar de bicicleta.

Pedalar ao livre ou em academias (na bicicleta ergométrica) ajuda na manutenção da saúde do coração e fortalece os músculos. Além disso, reduz dores crônicas em áreas como a coluna.

4. Dança

Você não deve utilizar a idade como desculpa para deixar de fazer atividades divertidas, como é o caso da dança. Para muitos, dançar é um dos grandes prazeres da vida.

Além de reduzir o estresse, essa atividade ajuda a manter o corpo ativo e a deixar a coordenação motora sempre em dia. Por ser uma atividade em grupo, também ajuda na socialização e é um dos melhores exercícios na terceira idade.

5. Caminhada

A caminhada é um dos exercícios mais indicados para idosos, pois é bem leve e fácil de adaptar. Isso quer dizer que o próprio praticante pode definir a velocidade e a intensidade da atividade.

O recomendado é que você caminhe todos os dias ou, pelo menos, três vezes por semana. Para isso, utilize sempre calçados confortáveis e lembre-se de se hidratar durante a caminhada.

6. Pilates

Utilizando aparelhos específicos para isso ou apenas o peso do próprio corpo, o pilates promove o aumento da força e do condicionamento físico, além de melhorar a flexibilidade dos praticantes.

Por isso, é uma atividade muito indicada para pessoas na terceira idade. Ela reduz dores musculares, melhora a postura e ainda gera um impacto positivo na saúde mental dos alunos ao diminuir os níveis de estresse.

Agora que você já conhece como são feitos os exercícios na terceira idade e conferiu algumas ótimas opções, chega de enrolação! Comece o quanto antes a se exercitar, mas respeite os seus limites e aumente a carga pouco a pouco, combinado? Sua saúde agradece!

Você já pratica algum tipo de atividade? Tem interesse em fazer algum exercício específico? Conte para a gente nos comentários!


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