Uma marca Alvorecer
   

Planejamento financeiro na terceira idade: saiba como fazer

julho 23, 2018 0
219706-planejamento-financeiro-na-terceira-idade-saiba-como-fazer-1200x801.jpg

A terceira idade é a fase da vida em que as pessoas aproveitam para descansar, viajar, conhecer novos lugares e aproveitar o que temos de melhor. Contudo, muitos idosos ainda têm contas para pagar e precisam sustentar a casa. Sendo assim, o planejamento financeiro na terceira idade é fundamental.

As pessoas que não investem nesse tipo de prática podem se descontrolar financeiramente e sofrer sérias consequências. Além de se endividarem, elas poderão não ter recursos para realizar o sonho de conhecer um lugar, se exercitar diariamente ou comprar um sítio no interior, por exemplo.

Um bom planejamento financeiro será de grande valia para que as pessoas que chegaram à chamada melhor fase da vida consigam aproveitá-la com tranquilidade. Ficou interessado? Então, continue a leitura deste artigo e saiba como fazer o planejamento financeiro na terceira idade.

Saiba exatamente o que você gasta por mês

É fundamental saber exatamente o quanto você gasta por mês e, obviamente, o quanto você ganha. Assim, é possível conseguir organizar suas despesas e evitar o endividamento.

Para tanto, anote todos os seus gastos, sem exceção. Inclusive o presentinho que você comprou para o seu neto ou aquela lembrancinha que você comprou para os filhos na última viagem.

Então, anote todos esses gastos e veja se eles estão compatíveis com seus ganhos. Lembre-se: além de pagar as contas é preciso guardar uma quantia, todos os meses, para a realização de seus sonhos.

Corte gastos desnecessários

Agora que você sabe exatamente todas as despesas, está guardando um bom valor para suas viagens e demais planos, é possível cortar gastos supérfluos. Para tanto, analise os seus gastos e identifique a real necessidade de cada um deles.

Será que aquela caixa de bombom que você compra toda vez que vai ao supermercado é realmente necessária? E o docinho após o almoço no restaurante? Pense nisso, avalie os seus gastos e corte tudo o que não for necessário. Dessa forma, você conseguirá realizar todos os seus sonhos. Esse é um dos principais benefícios do planejamento financeiro na terceira idade.

Observe a necessidade de empréstimo consignado

Muitos idosos recebem vários telefonemas e outras formas de contato oferecendo empréstimos e cartas de crédito. Apesar de tentador, é preciso tomar cuidado com esse tipo de alternativa.

O empréstimo consignado é a modalidade na qual o valor das prestações é descontado diretamente no pagamento do benefício. Além disso, é uma das linhas de créditos mais atrativas para idosos, por conta das baixas taxas de juros e a facilidade no pagamento.

Contudo, é preciso avaliar a real necessidade de adquirir o empréstimo. Antes de assinar o contrato, analise as condições, leia todas as cláusulas e, em caso de dúvidas, procure a ajuda de um advogado. Essa é a única maneira de evitar problemas.

Tenha cuidado com o crédito

Como já destacado, os idosos recebem diversas ligações oferecendo crédito fácil no mercado. É fundamental tomar cuidado com essas opções. Muitas são fajutas ou podem ser situações extremamente perigosas.

Taxas de juros exorbitantes, prazos de pagamento extensos e cláusulas leoninas são os principais problemas enfrentados. Sendo assim, é essencial prestar atenção nesses aspectos. Na verdade, é preciso certificar a real necessidade de se obter o crédito. Pense nisso, coloque as contas no papel e veja o impacto que esse dinheiro terá em suas finanças.

O planejamento financeiro na terceira idade é essencial para que os idosos possam realizar seus sonhos e, realmente, ter uma vida tranquila. Não perca tempo e invista nesse tipo de prática.

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das informações sobre o planejamento financeiro na terceira idade? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos!


COMENTE

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


A BlueMed

A Blue Med Saúde nasceu com um propósito: oferecer o melhor serviço de saúde às famílias brasileiras.

Av. Ana Costa, 274 – Gonzaga – SP,
11060-002

Últimas Notícias

Fale Conosco

Sac 24 Horas
(11) 3016-9404

(13) 4003-8788 (litoral)

Central de atendimento

Em São Paulo (11) 3016-9404

Baixada Santista (13) 4003-8788