Uma marca Alvorecer
   

Viagens de fim de semana: saiba como programar

julho 20, 2018 0
217995-viagens-de-fim-de-semana-saiba-como-programar.jpg
Após uma semana intensa de trabalho e preocupações com o bem-estar da família, as viagens de fim de semana podem trazer grandes benefícios físicos e psicológicos. Mas, para que elas realmente surtam efeitos positivos, é importante saber programá-las.

Viajar é muito mais que pegar as malas e sair. Qualquer viagem necessita de um bom planejamento para que tudo ocorra da melhor forma possível, evitando imprevistos que possam estragar os passeios.

Pensando nisso, listamos, neste artigo, algumas dicas sobre como se programar e as vantagens de viajar com a família e aproveitar ao máximo. Continue lendo!

Quais as dicas para programar viagens de fim de semana?

Planeje a viagem

Antes de viajar, uma das primeiras coisas que se deve definir é a data e o período. Uma boa opção é viajar na sexta-feira à noite e voltar na segunda-feira de manhã. Verificar os feriados no calendário pode garantir uma boa extensão do período de descanso.

Verifique as temperaturas na região escolhida para aproveitar melhor os passeios, de acordo com a estação do ano.

Monte um roteiro

Para aproveitar ao máximo a viagem, é importante visitar alguns sites que têm informações sobre a região e verificar os horários e atividades dos principais pontos turísticos, imprimindo um mapa com as localizações.

É fundamental elaborar um roteiro, incluindo os horários que devem ser seguidos, para realizar os passeios de forma tranquila e relaxada. Por meio dele, é possível definir o horário do café da manhã bem como o tempo necessário para se chegar aos locais.

Escolha onde se hospedar

Além de representar um considerável custo na viagem, você deve observar vários aspectos como infraestrutura, café da manhã e estado de conservação do local.

Há muitos sites que podem auxiliar nesse sentido, em que é possível comparar preços, acomodações, serviços e efetuar reservas. Verifique também a localização em relação aos pontos turísticos e escolha uma hospedagem que facilite os deslocamentos.

Defina o meio de transporte

A escolha do meio de transporte é de vital importância para tirar bons proveitos da viagem. Dessa forma, é interessante considerar qual opção pode ser mais vantajosa, tais como:

  • avião — encurta o tempo de viagem, mas é importante levar em conta as longas horas de espera no aeroporto, limite de peso de malas e a perda das paisagens ao longo do caminho;
  • navio — proporciona entretenimento, conforto e serviços diferenciados. Tem a vantagem de poder ancorar em diferentes regiões que acrescentam novos conhecimentos;
  • trem — além das paisagens que podem ser observadas durante o trajeto, o índice de acidentes é quase nulo;
  • ônibus — proporciona aproveitamento das paisagens, porém, dependendo do destino, a viagem pode se tornar muito cansativa;
  • carro — ideal para trajetos curtos e bem planejados. Proporciona conforto e liberdade para conhecer outras regiões durante o caminho. A desvantagem é o alto índice de acidentes.

Quais as vantagens para o bem-estar físico e psicológico?

Viajar restabelece a energia física e mental, ajuda na redução do estresse e fortalece o sistema imunológico, diminuindo o risco de desenvolver doenças. Além desses grandes benefícios, as viagens também ajudam a:

  • desenvolver as habilidades — ao entrar em contato com outras culturas, há um aprendizado na convivência com as diferenças;
  • exercitar a criatividade — novas experiências estimulam o cérebro, fazendo diferentes conexões neurais, por meio de sons, cheiros, comidas e paisagens;
  • aprofundar o vínculo familiar — passar um tempo com a família é essencial para o estreitamento nas relações, proporcionando momentos inesquecíveis para as crianças;
  • exercitar o corpo — as caminhadas durante visitas a pontos turísticos são excelentes para movimentar o corpo.

Como pudemos observar, as viagens de fim de semana, se bem programadas, podem dissipar as tensões diárias, estreitar os laços familiares e proporcionar novos conhecimentos e habilidades.

Gostou dessas dicas? Então, siga as nossas redes sociais para acompanhar outros posts que tratam da saúde e bem-estar para você e sua família — estamos no Facebook e Linkedin!


COMENTE

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


A BlueMed

A Blue Med Saúde nasceu com um propósito: oferecer o melhor serviço de saúde às famílias brasileiras.

Av. Ana Costa, 274 – Gonzaga – SP,
11060-002

Últimas Notícias

Fale Conosco

Sac 24 Horas
(11) 3016-9404

(13) 4003-8788 (litoral)

Central de atendimento

Em São Paulo (11) 3016-9404

Baixada Santista (13) 4003-8788