Uma marca Alvorecer
   

Saúde preventiva: 5 exames e acompanhamentos médicos para prevenir doenças

julho 18, 2018 0
217629-saude-preventiva-x-exames-e-acompanhamentos-medicos-para-prevenir-doencas-1200x633.jpg

A saúde preventiva é aquela em que, hoje, a gente cuida do nosso corpo para evitar problemas futuros. Além de manter bons hábitos de vida e evitar os vícios, o acompanhamento médico e os exames periódicos também são essenciais para prevenir doenças e ter mais bem-estar e longevidade.

Isso porque eles indicam alterações no organismo que podem trazer consequências maiores e detectam doenças no estágio inicial, aumentando as chances de tratamento e de cura.

Mas você sabe quais são os procedimentos que não podem ficar de fora do seu check-up médico? Então continue a leitura, pois neste post listamos os 5 principais. Confira!

1. Hemograma completo

É um tipo de exame de sangue que atesta a saúde geral do paciente. Tendo algum número fora dos valores de referência, ele indica que algo não está bem e, assim, o médico pede outras formas de diagnóstico.

Com ele é possível verificar anemias, doenças autoimunes e até leucemia. No hemograma completo se mede as plaquetas e os glóbulos vermelhos e brancos.

2. EAS (Elementos Anormais do Sedimento)

É feito a partir da urina e serve para avaliar o funcionamento dos rins e a sua capacidade de filtração, além de detectar infecções no trato urinário, como cistites e pielonefrites.

Ele analisa o ph da urina e detecta componentes que indicam anormalidade, como nitrito, sangue, glicose, leucócitos, proteínas e outros.

3. Glicemia

Mede a quantidade da glicose no sangue em jejum. O valor para a normalidade deve ficar entre 60 e 99 mg/dl. Ele serve para diagnosticar hipoglicemia e diabetes, que são doenças que podem acarretar em uma série de problemas correlacionados. Dessa forma, ele é fundamental na saúde preventiva.

4. Lipidograma

Também é analisado por meio do sangue e nada mais é do que quantificar os níveis de lipídios na circulação sanguínea.

Esses lipídios são gorduras presentes no organismo e que fazem mal se estiverem em valor descontrolado. São eles: colesterol total, colesterol LDL, colesterol HDL, colesterol VLDL e triglicerídeos.

5. Acompanhamento médico

É imprescindível fazer o acompanhamento médico para que possa avaliar a sua saúde, o histórico familiar e de doenças para solicitar os exames que forem necessários. Em geral, o check-up médico deve ser feito com a periodicidade:

  • adultos saudáveis: 2 em 2 anos;
  • pacientes com doenças crônicas (diabetes, hipertensão, câncer): 6 em 6 meses;
  • pessoas com fatores de risco (obesos, fumantes, sedentários e outros): 1 vez por ano.

Além disso, crianças, idosos e gestantes devem ter uma assistência médica especializada regular. Nesses casos, o profissional é quem vai determinar a frequência que os exames devem ser realizados.

alimentação saudável e balanceada em nutrientes que o organismo precisa e a prática regular de exercícios físicos também fazem parte da saúde preventiva. Por isso, para ter mais qualidade de vida, bem-estar e longevidade, cuide do seu corpo e de sua família seguindo as nossas dicas.

Quer ficar por dentro das nossas novidades e saber mais dicas de saúde e bem-estar? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!


COMENTE

Your email address will not be published. Required fields are marked *


A BlueMed

A Blue Med Saúde nasceu com um propósito: oferecer o melhor serviço de saúde às famílias brasileiras.

Av. D, Avenida Dona Ana Costa, 274 – Gonzaga, Santos – SP, 11060-002

Fale Conosco

Sac 24 Horas
(11) 3016-9404

(13) 4003-8788 (litoral)

Central de atendimento

Em São Paulo (11) 3016-9404

Na baixada santista (13) 4003-8788