Uma marca Alvorecer
   

Entenda como a qualidade de vida no trabalho pode interferir na produtividade da sua empresa

julho 10, 2018 0
215418-entenda-como-a-qualidade-de-vida-no-trabalho-pode-interferir-na-produtividade-da-sua-empresa-1200x802.jpg

Oferecer mais qualidade de vida no trabalho não significa apenas bons salários aos colaboradores da empresa. Esse conceito engloba vários fatores, estando diretamente atrelado à satisfação do trabalhador e evolução da sua carreira. E pode ser, inclusive, o seu diferencial para aumentar a produtividade e o crescimento do negócio — fatores essenciais no mercado atual.

Neste post, vamos falar sobre as vantagens de proporcionar aos seus funcionários mais qualidade de vida no trabalho, e algumas dicas de como fazê-lo. Confira!

Por que investir nessa estratégia?

A qualidade de vida é um dos aspectos mais avaliados pelos profissionais em uma empresa, independentemente do seu ramo de atuação. Esse aspecto será levado em consideração não só pelos interessados em integrar seu quadro de funcionários, mas também pelos atuais colaboradores.

Veja alguns benefícios de aprimorar a qualidade de vida no trabalho:

Diminuição do turnover

A empresa que tem uma preocupação maior com o bem-estar e a proteção dos seus funcionários diminui o número de demissões e, consequentemente, contratações para repor pessoal. Ou seja, reduz o turnover.

Além de incentivar o crescimento dos colaboradores dentro da empresa e reduzir os custos com a rotatividade, a diminuição do turnover melhora a qualidade e eficiência dos seus produtos e serviços. Isso porque os colaboradores têm mais tempo de casa, fortalecendo seu conhecimento sobre processos.

Aumento da produtividade

Quando os profissionais de uma empresa se sentem bem para desenvolver o seu trabalho diário, é muito mais fácil encontrar criatividade, espaço para ideias novas e motivação para conquistar metas.

Portanto, oferecer aos seus colaboradores um ambiente seguro é fundamental para o crescimento da organização.

Redução de faltas e atestados

É bem mais fácil acordar para ir trabalhar e se esforçar ao máximo no emprego quando você gosta de estar no ambiente em que convive todos os dias, não é mesmo? Os seus colaboradores pensam da mesma forma.

Aumentar o bem-estar organizacional reduz o número de faltas e atestados, pois, além de motivar os seus funcionários, ainda ajuda com a manutenção da saúde de todos.

Como oferecer melhor qualidade de vida no trabalho?

Melhorar o ambiente e o bem-estar no trabalho não é uma missão impossível, mas precisa ser feita com cuidado. Você pode lançar mão de algumas estratégias para isso. Veja algumas ideias:

Ambiente físico agradável

Promover um bom ambiente físico é essencial para melhorar a satisfação de seus colaboradores e facilitar a execução de tarefas.

Manter as salas limpas, arejadas, com um visual agradável e que propicie relaxamento, bem como equipamentos sempre funcionando, é uma ótima ideia para manter funcionários motivados e com energia.

Benefícios e premiações

Oferecer bônus e premiar os funcionários mais engajados e criativos é uma ideia que você deve colocar em prática. Os colaboradores precisam enxergar que estão sendo apreciados por aquilo que conquistam dentro da empresa.

Além disso, reveja os benefícios concedidos ao seu quadro de funcionários para ver se não está faltando nada essencial. Um bom plano de saúde, por exemplo, faz toda a diferença para a tranquilidade do profissional — e mantém o capital humano da empresa mais bem cuidado.

Clima organizacional

Fique sempre atento ao clima da empresa. Avalie a satisfação de seus funcionários e procure saber deles quais são os pontos que podem ser melhorados dentro da organização.

Crie estratégias para acompanhar a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores e mantenha um diálogo aberto com todos para receber sugestões. Com esse acompanhamento, você pode agir em cima de questões pontuais antes que elas se tornem problemas maiores.

Ações e eventos corporativos

Eventos e ações corporativos são a chave para melhorar a interação entre funcionários e promover um bom ambiente de trabalho para todos. Envolva-se com as atividades dentro da empresa e mostre que você também faz parte daquele grupo.

Agora que você já sabe por que é tão importante melhorar o ambiente da sua empresa, não deixe de aplicar as nossas dicas! Um modelo de gestão preocupado com o bem-estar não só do negócio, mas também dos colaboradores é a receita certa para o sucesso.

Viu como a qualidade de vida no trabalho pode ser uma aliada para aumentar a produtividade? Já aplica alguma política parecida na sua empresa? Deixe um comentário e conte para nós!


COMENTE

Your email address will not be published. Required fields are marked *


A BlueMed

A Blue Med Saúde nasceu com um propósito: oferecer o melhor serviço de saúde às famílias brasileiras.

Av. D, Avenida Dona Ana Costa, 274 – Gonzaga, Santos – SP, 11060-002

Fale Conosco

Sac 24 Horas
(11) 3016-9404

(13) 4003-8788 (litoral)

Central de atendimento

Em São Paulo (11) 3016-9404

Na baixada santista (13) 4003-8788